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A Filosofia tem certamente uma história, com momentos indiscutíveis. Prescindir de Platão, Aristóteles, Descartes ou Kant equivaleria a decapitar totalmente a Filosofia. Pode se dizer o mesmo de Friedrich Hegel? Muitos enfatizaram o peso de certas teses da dialética hegeliana, como a sua crítica ao que ele chama "ternura comum pelas coisas", a qual consiste em pensar que é possível a diferença sem oposição diante daquilo de que se difere, que a igualdade entre os diferentes pode ser um ponto de partida, e não uma conquista. Em suma, que a taxa da contradição é evitável. No entanto, pensadores de primeira linha afirmaram que o hegelianismo é meramente um parêntese de arbitrariedade e de obscurantismo na história do discorrer filosófico. Em todo o caso, até os mais ácidos detratores veem pelo menos uma utilidade profilática na leitura de Hegel: para eles, o hegelianismo seria uma espécie de sarampo pelo qual obrigatoriamente é preciso passar. Assim, após as exacerbadas críticas de um Bertrand Russell ou de um Michel Foucault, resta, talvez, a convicção de que o próprio movimento da Filosofia conduz a esse elo que é Hegel, pelo qual o ajuste de contas com ele seria um ajuste de contas da Filosofia consigo mesma.
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PLOTINO A odisseia da alma entre a eternidade e o tempo